Óleo de motor para caminhão: como escolher o melhor

Quando há necessidade de realizar troca de óleo de motor para caminhão é normal surgirem diversas dúvidas.

Afinal, existem inúmeros tipos, composições diferentes, viscosidades e qualidades, e a escolha ideal é essencial para não comprometer a segurança e desempenho do veículo.

Para auxiliar nessa tarefa, desenvolvemos este conteúdo sobre óleo de motor para caminhão a diesel. Aproveite e tire todas as suas dúvidas!

Importância de escolher um óleo de motor para caminhão de qualidade

Óleo de motor para caminhão: como escolher o melhor

O óleo lubrificante tem como função reduzir o desgaste de peças, a formação de borra e garantir a refrigeração de componentes mais quentes, além de vedar o motor contra possíveis passagens dos gases vindos da combustão.

Ao cumprir com excelência todas essas funções, o óleo de motor para caminhão vai aumentar a durabilidade do motor e de suas peças.

Quando o produto é de qualidade, é possível ficar mais tempo sem realizar a troca. Isso significa economia a longo prazo e menos tempo de caminhão parado para manutenção.

Artigos Relacionados

Como escolher o melhor óleo de motor para caminhão

Confira o que considerar ao escolher o óleo de motor para caminhão a diesel.

Tipos de óleo

Existem três tipos de óleo de motor para caminhão:

Óleo sintético: proporciona mais proteção contra o depósito de borra no motor e tem maior periodicidade entre as trocas, porém, deve ser usado com combustível de qualidade.

Óleo mineral: é o mais recomendado pelos fabricantes de veículos, mas exige trocas com quilometragem menor.

Óleo semissintético: mistura óleo mineral com sintético. Seu uso não é recomendado, pois pode gerar depósito de borra e comprometer o desempenho do motor.

Qualidade

Procure optar por óleo lubrificante de empresas consolidadas no mercado, pois estas realizam inúmeros testes em seus produtos.

A qualidade do produto pode ser garantida por meio de teste de desgaste e de índice de oxidação. 

O teste de desgaste é realizado para verificar a durabilidade do óleo. A presença de ácidos, fuligem ou outros contaminantes interferem diretamente nesse fator.

Já o índice de oxidação ocorre por conta dos ácidos advindos do sistema de combustão, causando espessamento no óleo e afetando sua capacidade de lubrificação das peças do motor.

Composição

Para garantir o máximo desempenho do caminhão, um bom óleo lubrificante deve conter os seguintes aditivos: anticorrosivos, antioxidantes, antidesgastantes, antiespumantes, melhoradores de viscosidade e detergentes.

Viscosidade

A viscosidade do óleo implica na durabilidade de todo componente a ser lubrificado. É necessário que esta se mantenha efetiva tanto em altas quanto em baixas temperaturas, afinal, o objetivo é a redução do contato entre as peças móveis do motor.

Dessa forma, as montadoras já indicam o tipo específico de óleo para cada tipo de veículo. A dica é ler atentamente o manual do fabricante.

Especificações

São três as especificações a serem atendidas pelo óleo lubrificante: 

Especificação da Sociedade dos Engenheiros Automotivos

A SAE é uma especificação sobre a viscosidade, que determina a resistência do óleo relacionado à capacidade de escoamento.

A análise é feita em óleos de inverno, óleos de verão e nos óleos multiviscosos (combinação entre óleo de verão e inverno).

Especificação do Instituto Americano de Petróleo

A especificação API visa classificar o desempenho do lubrificante considerando o grau de rigidez das condições de trabalho.

São classificados como motor “C” os que funcionam a diesel. Já a segunda letra que se junta ao “C” indica os tipos de serviços que o motor é capaz de desempenhar.

Especificações de fábrica

Essas são as especificações que constam no manual de instrução e apresentam quais são os produtos específicos para cada motor.

Essas indicações são feitas através de testes realizados frequentemente pelas montadoras para determinar os que proporcionam melhor desempenho.

Com essas dicas é possível escolher o melhor óleo de motor para caminhão. Agora basta ficar atento aos pontos apresentados e consultar as recomendações da montadora de seu veículo.

Dessa forma, você garante o desempenho de seu caminhão e a credibilidade e eficiência dos seus serviços!

Planilha de controle de pneus - baixe agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *