Cuidados com pneus de caminhão: tenha mais segurança nas estradas

O caminhão é um bem que necessita de cuidados para manter seu desempenho e, principalmente, garantir a segurança de todos que trafegam pelas estradas.

Dessa forma, é indispensável realizar manutenções periódicas, revisando todos os componentes e peças.

Dentre esses componentes, não podemos deixar de citar os pneus de caminhão, que necessitam de atenção para que tenham uma vida útil maior.

Mas você sabe exatamente quais são os cuidados que os pneus de caminhão exigem? Neste conteúdo daremos todas as dicas! 

Artigos Relacionados

Como manter os pneus de caminhão com desempenho e segurança

Cuidados com pneus de caminhão: tenha mais segurança nas estradas

1. Calibre os pneus regularmente

A pressão inadequada dos pneus causa um maior desgaste do componente e aumento no consumo de combustível.

Quando ela está abaixo do recomendado, os pneus podem esquentar demais e ter sua vida útil reduzida. Já quando a pressão está acima do limite, há uma diminuição da área de contato com o solo, deixando o veículo sem estabilidade.

Por isso, é necessário calibrar os pneus a cada duas semanas, sempre seguindo a pressão recomendada no manual do veículo.

2. Realize o rodízio dos pneus de caminhão

Trafegar com os pneus irregularmente desgastados pode prejudicar outros componentes do caminhão.

Além de proporcionar uma maior estabilidade ao veículo, o rodízio possibilita um desgaste uniforme dos pneus, fazendo com que leve um tempo maior para serem substituídos.

Entretanto, para realizar o rodízio dos pneus de caminhão, procure um profissional especializado e atente-se às seguintes questões:

  • Se o caminhão tiver vários eixos é preciso substituir as rodas internas;
  • As rodas de um mesmo eixo precisam passar pelo processo de rodízio juntas para evitar o desbalanceamento;
  • Pneus unidirecionais devem passar pela rotação paralela;
  • O rodízio dos pneus deve acontecer a cada 10 mil quilômetros rodados, no mesmo intervalo do balanceamento e do alinhamento.

3. Não se esqueça do alinhamento e balanceamento

O recomendado é fazer o alinhamento e balanceamento em pneus de caminhão a cada 10 mil quilômetros. Mas esse intervalo pode ser menor em casos como trepidações no volante e quando o veículo está puxando mais para um dos lados.

Um caminhão com o alinhamento e balanceamento em dia é mais seguro e estável, economiza combustível, não sobrecarrega o motor e proporciona maior vida útil às outras peças mecânicas.

4. Faça manutenções preventivas 

As revisões frequentes auxiliam na antecipação da correção de problemas, já que componentes como freios, amortecedores e eixos influenciam diretamente no desempenho dos pneus.

Durante a manutenção preventiva também é importante estar atento a possíveis bolhas e rasgos, além da  profundidade dos sulcos, para que o veículo não sofra com a aquaplanagem em trechos de pista molhada. 

Sinais de que chegou a hora de trocar pneus de caminhão

O peso da carga, tipo de estrada, a calibragem correta e o clima onde transita o veículo são alguns pontos que influenciam na durabilidade dos pneus. 

No entanto, o sinal mais importante são os seus sulcos. Quando o desgaste é excessivo, é hora de fazer a troca.

Coloque nossas dicas em prática e aumente a durabilidade dos seus pneus, a economia de combustível e o mais importante, a segurança do condutor e dos demais usuários da estrada.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma outra dica sobre como cuidar dos pneus de caminhão? Deixe seu comentário. Assim poderá ajudar outros colegas de profissão!

Planilha de Controle de Pneus - baixe agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *