Assim como a energia solar tem beneficiado empresas e residências com independência energética, redução de custo com eletricidade e auxiliado na sustentabilidade e preservação ambiental, agora também é possível ter energia sustentável na estrada.
Os sistemas de energia solar para caminhões já são uma realidade que ajuda a reduzir o consumo de combustível do veículo e pode trazer economia para a frota, incluindo a preservação da bateria.
Continue a leitura e entenda mais detalhes dessa novidade!
Em que consiste um sistema de energia solar?

Um sistema de energia solar, também conhecido como sistema fotovoltaico, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar.
Ele converte a luz solar em eletricidade para ser utilizada em residências e empresas, utilizando componentes como placas ou painéis que, em conjunto, garantem a geração e o uso de energia limpa.
O sistema de energia solar para caminhões
Já o sistema de energia solar para caminhões serve para aumentar a durabilidade da bateria do veículo, liberando uma energia adicional para manter o motor funcionando.
Ele também fornece uma alternativa de energia, o que, consequentemente, evita o desgaste da bateria e aumenta sua vida útil. Além disso, pode ser usado para carregar dispositivos eletrônicos durante longas paradas.
Vale ressaltar que o sistema funciona também com o veículo desligado, o que contribui com a redução de desgaste de peças do motor.
A instalação de placas fotovoltaicas em caminhões foi possível devido ao uso e o surgimento de novas tecnologias.
Segundo a Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena), em 2022 a capacidade de geração de energia solar no mundo aumentou em 21%, liderando entre outras fontes renováveis.
Artigos Relacionados
- Revendo a visão: a tecnologia do retrovisor com câmera
- Caminhoneiro: como garantir qualidade de vida na estrada
Funcionamento do sistema de energia solar para caminhões
O sistema é montado com painéis na parte superior ou no teto do caminhão e conta com um controlador de carregamento, uma bateria de íon-lítio, cabos de conexão e outros equipamentos auxiliares.
Esses painéis captam a luz solar e a transformam em energia elétrica, recarregando a bateria do caminhão. Enquanto isso, o controlador vai monitorando a carga para evitar que haja uma sobrecarga.
Há no sistema um inversor que é responsável pela transformação da corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA) para carregamento de dispositivos eletrônicos.
Já os cabos de conexão interligam os painéis solares, o controlador de carregamento, a bateria e o inversor uns aos outros.
Benefícios que o sistema de energia solar para caminhões pode proporcionar
Recurso sustentável em áreas remotas
Esse é um ótimo recurso para caminhões que trafegam em áreas onde não há acesso à eletricidade.
Além de fornecer energia limpa e sustentável para acessórios como sistemas de navegação, computadores, TV, geladeira, entre outros, é também uma solução mais econômica do que usar combustível para alimentar esses equipamentos
Economia em combustível
Esses painéis geram energia extra para funcionamento de ar-condicionado e elevadores de carga, gerando uma economia no consumo de combustível e a redução da emissão de CO2 na atmosfera.
Menor desgaste do motor
Ao utilizar energia solar para operar equipamentos elétricos, o motor do caminhão pode funcionar em regime mais leve, o que pode resultar em menor desgaste e manutenção.
Redução da emissão de carbono
O uso de energia solar contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a atenuar o impacto ambiental causado pelos caminhões.
Alternativa atraente
Esses benefícios tornam os sistemas de energia solar uma opção viável e atraente para empresas de transporte que buscam melhorar sua eficiência operacional e sustentabilidade ambiental.
E você, caminhoneiro, o que pensa sobre o impacto dos sistemas de energia solar para caminhões? Deixe seu comentário. Será um prazer saber sua opinião!

